A Arena Orgulho, iniciativa do Castro Festival, dá continuidade à sua missão de promover a visibilidade LGBTQIA+ com uma programação impactante em outubro. No dia 15 de outubro, o auditório do MASP em São Paulo será o cenário de dois eventos que abordarão questões fundamentais para a comunidade intersexo e apresentarão uma peça teatral inédita.
O primeiro evento, às 19h, intitulado “Intersexo: Direitos, Saúde e Dignidade”, será um talk mediado por Alexandre Putti, jornalista e diretor de comunicação do Fundo Positivo, essencial para discutir as vivências das pessoas intersexo no Brasil. A conversa, que contará com a presença de ativistas e especialistas como a influenciadora Karen Bachini e Sam Alcântara, pesquisadora em Cultura Digital e Gênero, abordará os desafios enfrentados por essa comunidade, incluindo o estigma social e as intervenções médicas não consensuais que violam a autonomia e a dignidade das pessoas intersexo. Estima-se que cerca de 1,7% da população mundial nasça com características intersexo, e o evento busca aumentar a conscientização sobre essas questões, além de discutir soluções e políticas públicas para garantir a proteção de seus direitos, como a proibição de cirurgias de “normalização” sem consentimento e o direito à autodeterminação de gênero.
Após o talk, às 20h30, o público será convidado a assistir à peça “Todo Chapéu Me Lembra Você”, uma produção brasileira inédita, escrita e dirigida por Vitor Rocha, que foi eleito pela Forbes como um dos 90 jovens mais promissores do Brasil. O elenco conta com os atores Carmo Dalla Vecchia que passou pelas principais emissoras do Brasil – TV Globo, Record TV, SBT, Band – destacando-se em papéis como Inácio de Pícara Sonhadora (2001), Luciano de Cobras & Lagartos (2006), Zé Bob de A Favorita (2008), Rei Augusto de Cordel Encantado (2011) e Maurílio de Império (2014) e Theo Nogueira que já fez participação em “Malhação Casa Cheia”, “Babilônia” e “Verdades Secretas”, ambas da Rede Globo, também participou de “Desenrola Aí”, do Multishow. Juntos, eles contam a história de Thomaz, um homem de trinta e poucos anos que, ao saber que seu avô Domingos, um chapeleiro com quem teve uma relação complicada, está gravemente doente, é forçado a retornar à vila onde nasceu. Lá, além de enfrentar os fantasmas do passado, Thomaz se depara com Otto, um homem que há anos vive isolado na chapelaria e que possui mais em comum com ele do que imaginavam.
Os ingressos são gratuitos, mas limitados, e estão disponíveis no site. O evento será no hall do MASP, na Avenida Paulista, em São Paulo.
Sobre o Castro Festival
O Castro Festival é um evento anual dedicado à celebração da cultura LGBTQIAPN+. Realizado em São Paulo, o festival oferece uma ampla programação que inclui shows, exposições, debates e outras atividades culturais, promovendo a visibilidade e o respeito à diversidade.
Sobre o MASP
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é um dos mais importantes museus de arte do Hemisfério Sul. Fundado em 1947, é conhecido por seu acervo diversificado, com mais de 11 mil obras, e sua arquitetura icônica, projetada por Lina Bo Bardi. O museu tem um compromisso contínuo com a inclusão e a diversidade em todas as suas atividades e, em 2024, dedica toda a sua programação às Histórias da diversidade LGBTQIA+, com uma série de exposições que refletem sobre questões relacionadas à comunidade – incluindo a primeira individual do artista Francis Bacon realizada no Brasil.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LARISSA BERTI BOSCO
larissa@duocomunica.com.br