Formação e lançamento do livro Mão a Mão por Mano a Mana na Escola Nacional de Circo em novembro
A companhia circense, que já lançou o livro em Goiânia (GO), Recife (PE), Palmas (TO) e São Paulo (SP), ainda promove outras ações de lançamento em duas cidades brasileiras até o final do ano
A metodologia para ensino e prática da técnica circense Mão a Mão, desenvolvida por Mano a Mana desde sua criação em 2019 é tema de um livro que será lançado no Rio de Janeiro (RJ), no dia 6 de novembro, das 16h30 às 18h30, na Escola Nacional Luiz Olimecha. Na ocasião, a obra será distribuída gratuitamente ao público.
Além disso, o grupo ministra uma oficina gratuita sobre essa metodologia, voltada para artistas, educadores e interessados na técnica no mesmo espaço, nos dias 4 e 5 de novembro, das 16h30 às 19h30. Para participar, basta se inscrever.
O livro se tornou realidade a partir do edital RETOMADA CIRCO da FUNARTE, com o projeto de escrita e publicação sendo destacado na primeira colocação do Sudeste. Por ser um edital federal, o lançamento irá ocorrer em 5 regiões do Brasil, e conta com três versões: o livro físico, em papel, o livro digital, e o audiolivro, acessível a pessoas não alfabetizadas, cegas e com baixa visão.
Na publicação, os autores e artistas Dyego Yamaguishi e Marília Mattos, fundadores do grupo circense, compartilham sua trajetória e como esta os despertou a necessidade de construir novos caminhos na cultura de praticantes de mão a mão. A obra conta um pouco de seus caminhos individuais até se encontrarem e os frutos gerados deste encontro para a classe mão a mãozeira – como encontros mensais de treino, um festival de mão a mão anual, um canal do YouTube com videoaulas gratuitas e agora, também este livro.
Além disso, Mão a Mão por Mano a Mana conta com artigos inéditos de duas profissionais da área da saúde, uma psicóloga e uma fisioterapeuta, que acrescentam com saberes específicos aplicados a prática de forma a colaborar com cada pessoa que pratica essa técnica e tem desejo de evoluir em segurança, física e emocional.
Ao todo o livro convida a questionar os padrões que aprendemos sobre mão a mão, e quais os caminhos para experimentar outras formas de evoluir. Nas práticas da companhia Mano a Mana e mais do que nunca neste livro, a hipótese está cada vez mais forte: o caminho para a evolução é o cuidado.
Sobre a Mano a Mana
A companhia Mano a Mana nasce em setembro de 2019, formada por Dyego Yamaguishi e Marília Mattos. O grupo surge graças ao desejo dos artistas de treinar juntos e a disseminar as técnicas de Mão a Mão e Acrobacias a partir do cuidado. Seu trabalho se apoia no tripé interdependente: desenvolvimento técnico, criação artística e formação.
Além das técnicas de Mão a Mão e Acrobacias, em 2021 o grupo iniciou os estudos com a Barra Russa, e desenvolve ações para viabilizar a ampliação de praticantes da técnica no Brasil.
Serviço
Lançamento do livro Mão a Mão no Rio de Janeiro (RJ)
Editora: Giostri
Distribuição gratuita no evento de lançamento.
Quando: 6 de novembro, das 16h30 às 18h30
Endereço: Escola Nacional Luiz Olimecha – Rua Elpídio Boamorte, 4 – Praça da Bandeira, Rio de Janeiro – RJ, 20270-170
Oficina sobre a técnica Mão a Mão
Quando: 4 e 5 de novembro, das 16h30 às 19h30
Endereço: Escola Nacional Luiz Olimecha – Rua Elpídio Boamorte, 4 – Praça da Bandeira, Rio de Janeiro – RJ, 20270-170
Inscrições: gratuitas
Público alvo: O curso é destinado para artistas e educadores circenses e interessados (cheer, acroyoga, ginástica acrobática…), com ou sem experiência prévia na técnica mão a mão.Importante ressaltar que, para nós, mão a mão é considerado qualquer acrobacia a partir de duas pessoas e não só o truque mão a mão.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DOUGLAS DE PAULA PICCHETTI
pombocorreiopress@gmail.com