A aplicação da inteligência artificial (IA) no setor de saúde já é uma realidade. O uso de sistemas de IA, especialmente aqueles baseados em machine learning e deep learning, como ferramentas de apoio a diagnósticos, têm revolucionado o segmento, trazendo mais precisão e agilidade para médicos e pacientes. É o caso do RBfracture, sistema para detectar e diagnosticar automaticamente fraturas em radiografias, que acaba de chegar ao Brasil por meio da One Laudos, empresa especializada em soluções completas para diagnósticos.
Oriunda da Dinamarca, a tecnologia inédita na América Latina, funciona integrada ao sistema de imagens da One Laudos. Ou seja, todas as imagens geradas pelos exames de raio-X são lidas pela ferramenta que foi treinada para identificar fraturas. De acordo com estudo realizado pela empresa com a Radiobotics, desenvolvedora da ferramenta, em quase 1.200 exames com a população brasileira, o índice de acurácia do equipamento é de 97%.
“A ferramenta também traz uma melhora significativa no tempo de realização do laudo, além de reduzir em até 1/3 as chances de imprecisão nos diagnósticos. Ou seja, o paciente tem de forma mais rápida e acertada o laudo da sua lesão, aumentando a segurança e a confiança nos tratamentos”, comenta Rafael Srebro, Diretor Médico e de Operações da One Laudos.
De acordo com o médico, a ferramenta não substitui o trabalho do radiologista que segue sendo o responsável por fechar o diagnóstico. É uma solução que ajuda a aumentar a qualidade e reduzir o tempo de laudo pelo profissional. “Trata-se de uma união de expertises. A partir da detecção por parte da ferramenta, o radiologista fará o detalhamento da lesão e descrição dessa fratura, que auxiliará no segmento do tratamento do paciente”, explica Srebro.
A ferramenta de AI é também uma aliada na ampliação do acesso a laudos mais precisos. Por ser instalada remotamente no sistema de imagens da empresa, via nuvem, ela permite que a análise seja feita em qualquer uma das unidades da One Laudos no país, sem a necessidade de deslocamento por todo o Brasil. A expectativa da empresa é que a nova ferramenta possa ajudar no diagnóstico de 20 mil radiografias todos os meses.
Tendência e novas ferramentas
Segundo o especialista One Laudos, a expectativa é de que nos próximos 5 a 10 anos, não haja mais laudos sem o auxílio da Inteligência Artificial, não apenas para fraturas, mas em diversas áreas da radiologia. “O avanço dessas tecnologias, capazes de detectar alterações que o olho humano não é capaz de perceber, aliado ao trabalho fundamental dos profissionais de saúde, está nos levando a uma nova era dos diagnósticos. E precisamos estar preparados para isso”, avalia Rafael Srebro.
Hoje, além da aplicação do RBfracture, a One Laudos está testando outra solução voltada para exames de densitometria óssea, que ajudam a detectar osteoporose e osteopenia, por exemplo. “Tecnologia e performance são pilares da nossa marca. Essa combinação reflete nossa inquietude constante em buscar inovações que aprimorem tanto a eficiência quanto a precisão dos nossos diagnósticos”, finaliza Srebro.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS DUARTE DE SOUZA
matheus.duarte@bcw-global.com